Peregrinação anual da Fundação Maria Mãe da Esperança 2023

       A nossa Fundação promoveu e organizou, em conjunto com a Agência de Viagens Verde Pino, uma Peregrinação Espiritual com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França, de 15 a 18 de junho, onde participaram 54 pessoas.

       No primeiro dia da peregrinação, passámos por Ávila – Espanha, rica de história e marcada pela santidade de Stª Teresa de Jesus e de S. João da Cruz. Celebrámos a Eucaristia, pelas 11h30, na igreja do convento dos Carmelitas Descalços, construído no local onde existiu a casa onde nasceu Stª Teresa, visitando o quarto onde nasceu. Ainda antes de almoço visitámos a igreja onde foi baptizada, em 1515, nomeadamente a pia baptismal original.

       Após o almoço, no Restaurante Tres Siglos, da parte da tarde continuámos esta visita, contemplando as muralhas medievais, a mais bem preservada da Europa, com cerca de 2,5 Km de extensão, a partir do cruzeiro dos quatro pilares e o Convento da Encarnação das Carmelitas inaugurado em 1515, ano de nascimento de Stª Teresa, onde ela entrou, mais tarde, para se fazer religiosa carmelita. A porta da clausura ainda é a original. Nele se encontram alguns objectos pessoais que pertenceram a esta santa mística autora da obra Castelo Interior e de onde saiu para reformar a sua ordem, fundando o Convento de S José e dando origem às Carmelitas Descalças, ordem a que pertenceu mais tarde Stª Teresinha do Menino Jesus e a pastorinha Lúcia de Fátima.

       Pernoitando em Guadalupe, dia 16 prosseguimos  a viagem em direção a Saragoça.  Nesta cidade visitámos a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, co-catedral de Saragoça. Venerámos nela a imagem de Nª Srª da Pilar, contemplámos a monumentalidade do edifício onde trabalhou Goya. Celebrámos lá a Eucaristia,  na capela  dedicada a Santo António de Lisboa, no altar sobre o qual se encontram algumas relíquias do discípulo de Francisco de Assis. Dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, rezámos de forma especial pelos sacerdotes e em especial pelo Sr Bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Silva, que aprovou em decreto a existência da nossa Fundação  a 11 de Fevereiro de 1996, no dia do seu 93º aniversário natalício e 44º de ordenação episcopal.

       Daqui seguimos para Lourdes, atravessando e contemplando a beleza dos Pirinéus, chegando ao final da tarde à cidade de Stª Bernardete Soubirous. Pudémos participar ainda na oração do rosário e na procissão das velas, visitando de seguida a gruta de Massabielle onde Nª Senhora apareceu a Santa Bernardete.

       O dia 17, dedicado ao Imaculado Coração de Maria, foi  passado em Lourdes. Celebrámos a Eucaristia na Basílica da Imaculada Conceição, na capela de Santa Ana, seguindo-se a Via Sacra para os que puderam subir ao monte. Ainda ao final da manhã, sempre acompanhados pelo Pe Pedro Viva, nosso Conselheiro Espiritual e pela guia Cristina, visitámos a Basílica do Rosário, diante da qual tirámos a foto do grupo, e a Basílica de S. Pio X.

       Após o almoço percorremos os lugares mais significativos da vida de Santa Bernardete:  a nova Igreja Paroquial e a pia baptismal original na qual Stª Bernardete foi baptizada, o Cachot  – antiga prisão e que serviu de residência à sua família, a casa onde nasceu, e o moinho onde o seu pai exercia a profissão de moleiro, bem como o Museu do Santuário.

       O final de dia foi de descanso e de partilha sobre as impressões que cada um estava a viver da peregrinação. Terminámos com uma oração dedicada ao Coração Imaculado de Maria.

       O último dia, dia 18, madrugámos, celebrando a Eucaristia às 06h15, na capela do Arcanjo S. Gabriel, tomando o pequeno-almoço e partindo de regresso a Portugal, almoçando em Burgos.

       Foram 4 dias inesquecíveis, marcados pela fé e pela esperança que saíram mais enriquecidas, esperando que dêem frutos de caridade. Dias ricos nos quais, para além do conhecimento adquirido, espiritual e cultural, se viveu a amizade e o são convívio, onde não faltaram momentos de bom humor e a beleza do canto. Descemos do Monte Tabor e voltámos ao quotidiano da vida. Saímos de Lourdes e chegámos a Fátima. Maria, mãe de Deus acompanhou-nos sempre. Que a levemos sempre no nosso coração.