Escola de oração

 A Escola de Oração (EO) da Casa de Oração de Fátima (COF), começou a funcionar no mesmo ano em que se pôde dar por construída a Tenda do Encontro, (oratório) inaugurada em outubro de 2012. Quase em simultâneo, no último sábado de setembro desse mesmo ano, teve a EO a sua primeira sessão.

A EO da COF assume como princípio orientador da sua ação evangelizadora e orante as seguintes palavras da Exortação Apostólica Verbum Domini (A Palavra de Deus) nº 86: «A Palavra de Deus está na base de toda a espiritualidade autêntica» e considera ser de grande urgência a criação de grupos de cristãos que se reúnam com regularidade (uma vez por mês, ou quinzenalmente, se animadores e grupos assim decidirem). 

Cada Grupo de Oração Interior (GOI) terá, como norma, dois animadores e entre oito e doze membros.

É tarefa dos animadores contactarem o pároco da paróquia onde funciona o GOI e convidarem as pessoas a integrá-lo, constituindo o grupo. Os encontros dos GOIs podem realizar-se em casas particulares, salas da igreja paroquial, ou outras: uma só exigência que haja um bom clima de silêncio propício ao encontro com Deus, à escuta da Sua Palavra e à escuta mútua.

A EO da COF assume como sua principal razão de ser e tarefa a formação e animação de Grupos de Oração Interior (GOIs), através dos seus animadores, um pouco por toda a parte. Realiza cinco sessões ao longo do ano pastoral, de dois em dois meses, na COF, das 14.30h às 18.30h, sendo a primeira no último sábado de setembro, e a última em maio do ano seguinte. Os GOIs funcionam de outubro a julho do ano seguinte. Em agosto e setembro a EO da COF está fechada, para férias e para preparar o ano pastoral seguinte, respetivamente.

As sessões da EO são preparadas e animadas pela equipa animadora da Escola de Oração que prepara e reza os dois textos bíblicos a apresentar e a rezar na sessão seguinte; redige uma Folha de Apoio, referente a cada texto bíblico; redige também um texto que servirá de base para que as equipas que prestam o bom serviço de construir powers points os possam fazer, um Power point para cada texto bíblico.

As sessões da EO da COF destinam-se a todos os animadores dos GOIs e só a eles.

A EO da COF é uma escola muito especial: nela não há professores a dar aulas ou fazer palestras, nem alunos a aprender. As sessões, prevêem  um pequeno tempo de partilha sobre a oração dos GOIs, logo no início, depois, a equipa animadora da EO e animadores dos GOIs, rezam juntos os dois textos bíblicos. Há ainda um tempo forte de oração diante de Jesus Eucaristia.

Na parte final, a equipa animadora entrega todo o material, previamente preparado, e utilizado na sessão, aos animadores, confiando-lhes a missão de levarem a EO aos respetivos GOIs. O material é entregue aos dois animadores de cada GOI, presentes. Se dos dois animadores de um GOI, só um estiver presente, este leva o material para o outro animador, com a incumbência de, previamente rezar com ele cada um dos dois textos, antes de os rezarem no seu GOI. Este material, em caso algum é entregue aos animadores que não estiverem presentes. Tudo é dado e recebido em oração e só, neste sentido, tem sentido a sua entrega.

 Por sua vez, os Animadores têm a missão de trazer os respetivos GOIs à EO, relatando na partilha da sessão seguinte, os sinais de vida, as interpelações e as dificuldades encontradas nos encontros orantes nos respetivos GOIs. Desta forma, a EO é constituída pela equipa animadora da EO da COF, pelos animadores dos GOIs e pelos membros dos GOIs. E a atitude basilar a viver nas sessões da EO e nos GOIs é a escuta, e assim discernir os caminhos por onde o Espírito nos quer conduzir.

Verdadeira Mestra  e Modelo da EO da COF é a Virgem  Maria, nomeadamente como modelo da escuta que é a atitude mais relevante da EO da COF. Procuramos imitá-La, tentando escutar como ela escutava: ela escutava com a mesma atenção a Palavra de Deus, o Anjo Gabriel, sua prima Isabel , os pobres pastores e os magos que eram pagãos.

Na EO queremos escutar com a mesma atenção a Palavra de Deus e os membros de todos e cada um dos GOIs.

 

 

Comentários fechados.