Sessão Aberta da Escola de Oração na FMME

No dia 15-02-2020, realizou-se na Sede da Fundação Maria Mãe da Esperança (FMME), mais uma sessão aberta da Escola de Oração (EO). Estas, tal como o nome indica, permitem a participação de qualquer pessoa e têm como objetivo dar a conhecer a EO, os Grupos de Oração interior (GOIs), e a formação de novos grupos.

Iniciámos com uma oração, seguida de alguns pontos da Exortação Apostólica, do Papa Bento XVI, sobre a Palavra de Deus. Nela se diz: “A Palavra de Deus está na base de toda a espiritualidade cristã autêntica. Esta deve ser escutada em silêncio, exterior e interior”. E acrescenta que a melhor forma de rezarmos a Palavra Deus é através da Lectio Divina.

Seguiu-se a apresentação e explicação do método de oração que fazemos nos nossos GOIs, que foi pensado e adaptado pelo nosso Fundador Padre Manuel dos Santos, que se inspirou nas várias etapas da Lectio divina.

Depois passámos à prática, tal como fazemos nos nossos GOIs. Primeiro, numa atitude de escuta à Palavra de Deus, fizemos a leitura orante do texto bíblico do mês. Depois, meditámos a Palavra: o que me diz esta Palavra a mim, hoje? De seguida, a nossa palavra respondeu à Palavra de Deus, é o tempo da oração em partilha com os irmãos. Diante da manifestação de Deus, dispusemo-nos em contemplação. Terminámos com um momento de adoração ao Santíssimo, na Tenda do Encontro (capela).

Este encontro teve a participação de 13 pessoas.

Bem hajam a todos os que participaram.

 

Deixe um comentário