Ação Evangelizadora

Toda a ação evangelizadora da FMME assenta numa espiritualidade própria que se  inspira em (Act1,6-14) sentindo-se, a FMME, como parcela da Igreja, na continuidade desse grupo inicial. Assim, coloca toda a sua acção evangelizadora sob a protecção de Maria.

Desenvolve uma espiritualidade dos fundamentos em ordem à descoberta da riqueza baptismal comum a todos os membros da Igreja.

Dá particular atenção à relação; à comunhão, e à interioridade.

Em suma: orienta toda a sua acção evangelizadora para a vivência da experiência do encontro com Jesus Cristo, no mais profundo do ser.

A partir deste Encontro toda a palavra, gesto ou atitude, passa a ser o prolongamento duma contemplação prévia que conduz a nova contemplação… “o que nós contemplamos, ou seja, o verbo da vida (…) nós vo-lo anunciamos” (1 Jo 1,7-3).

A partir deste Encontro todo o mundo relacional da pessoa é vitalizado, tornando-se evidente que:

– Tudo na vida passa pela relação e só na relação com os outros se chega a ser pessoa;

– Toda a palavra que tenta revelar Deus fora de um contexto agápico (de verdadeira comunhão), sendo Ele Amor, é falaciosa;

– O equilíbrio da pessoa humana exige, também, relações saudáveis, respeitosas e fraternas, com a Natureza, criação de Deus.

Para a FMME melhor corresponder a todos os seus desideratos e actividades são criados Serviços, à medida que vão sendo necessários, alargando assim os laços de pertença dos fundadores para os inscritos nos diversos Serviços, passando o responsável de cada serviço a integrar o conselho geral, órgão máximo da FMME, particularidade estatutária fora do comum.  No momento existem 15 Serviços.